8 de março de 2012

FILIPA FONSECA - SPHIZA - STREET ART - PORTO - PORTUGAL



Natural do Porto, Sphiza, é uma amante da arte urbana que decide deixar de ser meramente espectadora para passar a pintar e a mostrar-nos que o graffiti não é sexista.Apesar de ser recente a sua incursão no mundo dos writers possui já várias pinturas que reflectem a sua arte, pera além de participar em murais com outros writers que já a acolheram de todo no movimento dos fames da invicta.


Upfest Street Art Festival 2013 @ Bristol, Uk
Portrait and poem from Fernando Pessoa




 day and a half of painting, 19 m2 of wall and 35 degrees of serious heat! ... Rostos do Muro Azul, Hospital Júlio de Matos, Lisboa 2013


Rostos do Muro Azul, Hospital Júlio de Matos, Lisboa 2013


Underdogs @ Maus Hábitos, 2011
Porto, 2012


Porto, 2012


Solo exhibition by Filipa Fonseca / Sphiza
7th January 11:00am @ Biblioteca Municipal de Penafiel

Works made during the 1st year of Master in Painting at FBAUP 2010/2011



Tarrafal, Porto, Portugal   2006

Porto, Portugal   2005


Porto, Portugal  2006


Ovar, Portugal   2006


Alcobaça, Portugal  2007


Manchester, Reino Unido   2008


Calçada da Glória, Lisboa, Portugal  2009


FBAUP, Porto, Portugal  2010


Fábrica Social, Porto, Portugal  2010


24 e 25 de Março,em Évora
Sphiza, Blast, Nitro, Kier, Bonus, Smile, Ship, 30470, Sen, Wost2


SeixalMeeting
na foto:   vhils_ram_hium_sphiza


go -> 14/15@seixal



www.sphiza.com


































MARIO OKER - STREET ART - PORTO - PORTUGAL





Residente na Maia, Mário Oker é um writer português que iniciou o seu percurso no mundo do graffiti desde cedo, pertencendo actualmente à crew Bymalodja e, ainda, aos Cabidela Ninja. Faz também trabalhos de ilustração, design gráfico e personalização.


é o nosso terceiro entrevistando que o Sobredotado tem o prazer de vos apresentar.  Depois de Mr. Dheo e Pariz, Oker é mais um writer vindo do mundo do graffiti português a entrar nesta colectânea que vimos a fazer crescer aos poucos.
Completando este artigo com uma pequena introdução, só tenho a dizer que Oker vem do Porto, tem 24 anos e é hoje em dia membro, em conjunto com Mr. Dheo e Dexa, da crew Bymalodja

Mais uma vez, deixamos um enorme agradecimento a Mário "Oker" pelo ceder desta entrevista ao Sobredotado, sobre quem ele realmente é.

Sobredotado: Quem é o Oker?

Oker: Oker é uma personagem Maiata conhecida por fazer criações esquisitas com uma mistura de traços e pormenores fora do normal. Normalmente as personagens são cheias de "doença", ou seja, sofrem de vários tipos de virus desconhecidos.



Sobredotado: Porquê Oker?

Oker: Ao longo da minha caminhada no graff fui tendo sempre imensas tags, era muito indeciso e mudava quase de semana em semana. Passado uns tempos fartei-me de estar constantemente a mudar e queria manter uma tag que não tivesse significado e que fosse para sempre, então juntei as letras que mais gostava e surgiu o nome Oker.

Sobredotado: O que é para ti arte e graffiti? São conceitos que andam juntos?

Oker: Sem dúvida que são conceitos que permanecem juntos, graffiti é o "novo" movimento artístico, passou a ser sem dúvida um tipo de arte e ao mesmo tempo uma nova técnica.





Sobredotado: Tens algum tipo de formação que te permitiu explorar a arte que elaboras?

Oker: A minha formação foi sempre a pesquisa e o interesse por esta arte. Claro que com o meu crescimento e o facto de o graff me acompanhar, fez com que gostasse de várias artes visuais, comecei a ter interesse pela ilustração e design gráfico, logo, fui estudar para a ESAD (escola superior de artes e design), onde podia muitas vezes misturar a arte de rua com o próprio design.




Sobredotado: Como te introduziste na área do graffiti?

Oker: Ora bem, tive o primeiro contacto com o mundo da arte urbana por volta de 1999/2000. Nesta altura, os amigos que estavam naquele meio eram muito poucos, desta forma o quarto era o mundo solitário onde surgia a inspiração e onde o desenho era uma necessidade compulsiva, desenvolvendo uma mistura de desenhos esquisitos com noções do que por vezes via na rua.
Passado algum tempo e devido á insistência de querer saber mais, fui conhecendo algumas pessoas que se interessavam por esta cultura, partilhando ideias, técnicas e gostos, dando o passo para o inicio de uma evolução.
O desenho sempre foi mais intenso do que pintar na rua, mas em 2004 foi o pico da evolução, porque ao pertencer a uma crew, que neste caso foi crew CMK (crime mada kings) fez com que desperta-se e ganha-se mais feeling para pintar na rua.




Sobredotado: O teu trabalho na área do grafitti é reconhecido como sendo um estilo bastante próprio. Como surgiu essa singularidade?

Oker: Tudo surge com a evolução das coisas, quanto mais observo mais absorvo e então o meu estilo começou a mudar constantemente e desenvolver-se para aquilo que faço hoje. Mas sinto que mesmo agora, sofro evolução nas minhas produções, visto que de um ano para o outro surgem novas formas, novas misturas de cor, novos pormenores, novas linhas, etc.
Penso que irei estar sempre a mudar, gosto de experimentar novas técnicas (marcador ou pincel), e tudo isso leva a novos estilos.



Sobredotado: Algo que ficou por perguntar ao Mr. Dheo na altura da sua entrevista foi como surgiu a crew Bymalodja. Fala-nos um pouco disso.

Oker: Tudo surgiu recentemente, começamos a pintar mais vezes juntos por volta de 2008 e nas pinturas que fazíamos achávamos que os 2 estilos bem diferentes, eram ao mesmo tempo 2 estilos que combinavam muito bem. Um dia mais tarde Mr.Dheo sugeriu em fazermos uma crew, eu concordei com todo o prazer e nasceu os Bymalodja.
Agora temos mais um membro, o Dexa, em que misturamos 3 estilos nas nossas produções, realismo, ilustração e lettring.
Bymalodja é quase um conceito de "vai me á loja" (velha expressão usada no Porto), onde se encontra uma variedade de produtos, neste caso os produtos são os estilos de cada um.




Sobredotado: Existe algum tipo de preparação caseira antes de partir para a acção?

Oker: Normalmente o que faço é preparar o material todo, levo quase a casa ás costas, mas claro que tento levar algo mais ou menos pensado, não quer dizer que leve projecto, até porque muitas das vezes tudo nasce de improvisação.

Sobredotado: Alguma opinião sobre o ponto de situação da streetart em Portugal? Partilha-a connosco.

Oker: O streetart em Portugal está a crescer imenso, penso que hoje em dia as pessoas têm acesso imediato ás coisas, ou seja, o crescimento é muito mais instantâneo. Com isto tudo, estão a surgir imensos artistas, o que é positivo. Adoro ver as ruas preenchidas de coisas diferentes, as paredes andam a ganhar uma vida brutal.




Sobredotado: A tua identidade é algum segredo?

Oker: Não, não tenho nenhum super poder secreto.

Sobredotado: Qual o conselho que darias aos novos writers que estão agora a começar?

Oker: Muita pesquisa, muito desenho e originalidade. Inspirem-se nas coisas do dia a dia, como texturas, cores, ruídos, atitudes, sensações,etc. Tudo isso pode ser transmitido na parede através das formas, espessura de traços e preenchimentos.


Sobredotado: Além do graffiti, na tua galeria no Flickr podemos ver trabalhos relacionados com ilustração. É uma área que exploras bastante?

Oker: É uma área que já á muito tempo me fascina, ando constantemente a absorver imagens de muitos artistas deste meio.
Tenho feito alguns trabalhos e já produzi umas t-shirts com as minhas ilustrações. Quem sabe ainda surge uma marca minha.



Sobredotado: O que pretendes no futuro?

Oker: Pretendo sobretudo evoluir mais e aprender mais. Quero que daqui a uns aninhos olhe para trás e veja um progresso bastante consistente. É claro que quero ser uma referência no Streetart, Graffiti e Ilustração Português. Vamos a ver o que o futuro me vai trazer, mas não tenho pressas, tudo a seu tempo.

Sobredotado: Para finalizar, algumas últimas palavras que queiras deixar?

Oker: Quero apenas agradecer por esta oportunidade.






































BYMALODJA 2010






seixal graffiti 2010




 rainy days


suck my wekoker


oker - dheo -dexa - em leça


garagem da vizinha


super bock - serralves




oker - mesk - maia


RedBullStreetGallery​08



Love writing (Gemunde)


real van




sick camel trip


Bymalodja Summer 2010
2010





FAST • Festival Anime Santo Tirso


C.I.J. • Lordelo do Ouro



Cultura Suspeita 2012• Okerland/Mr.Dheo/Mesk


circus


C JUCA | Vieira do Minho 2012


2011


Pavilhão Desportivo Francisco de Holanda
-Guimarães-


Oker & Draw • Putrica 2013 


PORKY´S 2013
Oker & Fedor